quinta-feira, 11 de junho de 2015

Saúde Física do caminhoneiro


Segundo relatos dos caminhoneiros participantes do documentário " sobre eixo", eles seguem longas horas de trabalho, onde o cansaço e a falta de alimentação saudável predominam, onde abrange fatores de risco de saúde para estes motoristas. Eles podem estar expostos a sérios problemas de saúde físicos e psíquicos devido a peculiar rotina de trabalho ( Cavagioni, 2009). Eles dirigem por algumas horas seguidas, dormem mal, se alimentam geralmente de comidas muito calóricas com baixo valor nutritivo e ingerem medicamentos fortes para se manterem acordados.
        Devido a horas mal dormidas, reação de remédios fortes, se alimentarem mal, eles correm o risco de acabar perdendo o controle durante as horas dirigidas e assim  sofrerem um acidente grave, que pode levar a alguma deficiência física, ou  mental , ou até mesmo a óbito. E se ocorre um acidente, e eles acabam ficando com alguma deficiência física, e se tornará difícil para eles aceitarem e até mesmo os familiares, além de algo físico fica também um transtorno psicológico .
        Mas também existem casos de pessoas que já possuem deficiência física e trabalha como motorista de caminhão, O Denatran - Departamento nacional de transito, passou a permitir modificações nos veículos para serem conduzidos por pessoas com deficiências físicas. De acordo com o órgão, o processo para permitir o exercício de atividade remunerada por condutores com deficiência começou em 2007, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atendendo a uma decisão da 10ª Vara Cível de São Paulo, em ação promovida pelo Ministério Público Federal, publicou a Deliberação 61, em 17 de dezembro, retirando o veto desse tipo de atividade para condutores com veículos adaptados com a revogação da Resolução 80/98.
              O ato de dirigir por várias horas seguidas tentando vencer o sono e o cansaço, para cumprir prazos de entrega da carga, tem sido apontado pelos próprios motoristas de caminhão como uma prática perigosa e causadora de acidentes. Porém, um dos maiores responsáveis pelos acidentes envolvendo caminhões nas rodovias é a falta de descanso do motorista, profissional que vive sob pressão, seja pela urgência da entrega da carga, pelos perigos da estrada e também devido sua situação financeira. Infelizmente, tornou-se comum no Brasil o carreteiro permanecer dirigindo por muitas horas sem paradas e, não raramente, sob o efeito de rebites.( Sales, 2009).
Cavagioni, fez uma pesquisa com 258 motoristas profissionais de transporte de cargas de rota longa que trafegavam pela Rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt. Avaliação da presença de distúrbios e transtornos mentais comuns pelo SRQ-20 mostrou que 33% dos motoristas estudados eram portadores de possíveis transtornos mentais. As maiores frequências de respostas positivas foram: sentir-se nervoso, tenso ou preocupado (56%), dormir mal (47%), sentimento de tristeza (38%), presença de dores de cabeça (37%), ter dificuldade para tomar decisão (30%), má digestão (30%), sensação desagradável no estômago (26%), sentir cansaço frequente (23%), tremores nas mãos (23%) e dificuldade de pensar com clareza (20%).
          Com esta pesquisa foi percebido que um terço dos motoristas apresentam transtornos mentais comuns que podem se relacionar com manifestações de estresse no trabalho.

Referências

SALES,A. (2009); "Descanso que vale vidas" Revista o carreteiro . Ed. 420
CAVAGIONI, L. C. et al. Agravos à saúde, hipertensão arterial e predisposição ao estresse em motoristas de caminhão. Rev Esc Enferm Usp, São Paulo, v. 43, n. 2, p.1267-1271, nov. 2009.
GARCIA, V. "Deficientes podem adaptar veículos nas categorias C, D e E" O blog da inclusão cidadania. 5 de Março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário