Segundo relatos dos caminhoneiros participantes
do documentário " sobre eixo", eles seguem longas horas de trabalho,
onde o cansaço e a falta de alimentação saudável predominam, onde abrange
fatores de risco de saúde para estes motoristas. Eles podem estar expostos a
sérios problemas de saúde físicos e psíquicos devido a peculiar rotina de
trabalho ( Cavagioni, 2009). Eles dirigem por algumas horas seguidas, dormem
mal, se alimentam geralmente de comidas muito calóricas com baixo valor
nutritivo e ingerem medicamentos fortes para se manterem acordados.
Devido a horas mal dormidas, reação de remédios fortes, se alimentarem mal, eles correm o risco de acabar perdendo o controle durante as horas dirigidas e assim sofrerem um acidente grave, que pode levar a alguma deficiência física, ou mental , ou até mesmo a óbito. E se ocorre um acidente, e eles acabam ficando com alguma deficiência física, e se tornará difícil para eles aceitarem e até mesmo os familiares, além de algo físico fica também um transtorno psicológico .
Mas também existem casos de pessoas que já possuem deficiência física e trabalha como motorista de caminhão, O Denatran - Departamento nacional de transito, passou a permitir modificações nos veículos para serem conduzidos por pessoas com deficiências físicas. De acordo com o órgão, o processo para permitir o exercício de atividade remunerada por condutores com deficiência começou em 2007, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atendendo a uma decisão da 10ª Vara Cível de São Paulo, em ação promovida pelo Ministério Público Federal, publicou a Deliberação 61, em 17 de dezembro, retirando o veto desse tipo de atividade para condutores com veículos adaptados com a revogação da Resolução 80/98.
Devido a horas mal dormidas, reação de remédios fortes, se alimentarem mal, eles correm o risco de acabar perdendo o controle durante as horas dirigidas e assim sofrerem um acidente grave, que pode levar a alguma deficiência física, ou mental , ou até mesmo a óbito. E se ocorre um acidente, e eles acabam ficando com alguma deficiência física, e se tornará difícil para eles aceitarem e até mesmo os familiares, além de algo físico fica também um transtorno psicológico .
Mas também existem casos de pessoas que já possuem deficiência física e trabalha como motorista de caminhão, O Denatran - Departamento nacional de transito, passou a permitir modificações nos veículos para serem conduzidos por pessoas com deficiências físicas. De acordo com o órgão, o processo para permitir o exercício de atividade remunerada por condutores com deficiência começou em 2007, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atendendo a uma decisão da 10ª Vara Cível de São Paulo, em ação promovida pelo Ministério Público Federal, publicou a Deliberação 61, em 17 de dezembro, retirando o veto desse tipo de atividade para condutores com veículos adaptados com a revogação da Resolução 80/98.
O ato de dirigir por várias horas seguidas
tentando vencer o sono e o cansaço, para cumprir prazos de entrega da carga,
tem sido apontado pelos próprios motoristas de caminhão como uma prática
perigosa e causadora de acidentes. Porém, um dos maiores responsáveis pelos
acidentes envolvendo caminhões nas rodovias é a falta de descanso do motorista,
profissional que vive sob pressão, seja pela urgência da entrega da carga,
pelos perigos da estrada e também devido sua situação financeira. Infelizmente,
tornou-se comum no Brasil o carreteiro permanecer dirigindo por muitas horas
sem paradas e, não raramente, sob o efeito de rebites.( Sales, 2009).
Cavagioni, fez uma pesquisa com 258 motoristas
profissionais de transporte de cargas de rota longa que trafegavam pela Rodovia
BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt. Avaliação da presença de distúrbios
e transtornos mentais comuns pelo SRQ-20 mostrou que 33% dos motoristas
estudados eram portadores de possíveis transtornos mentais. As maiores
frequências de respostas positivas foram: sentir-se nervoso, tenso ou
preocupado (56%), dormir mal (47%), sentimento de tristeza (38%), presença de
dores de cabeça (37%), ter dificuldade para tomar decisão (30%), má digestão
(30%), sensação desagradável no estômago (26%), sentir cansaço frequente (23%),
tremores nas mãos (23%) e dificuldade de pensar com clareza (20%).
Com esta pesquisa foi percebido que um terço dos motoristas apresentam transtornos mentais comuns que podem se relacionar com manifestações de estresse no trabalho.
Com esta pesquisa foi percebido que um terço dos motoristas apresentam transtornos mentais comuns que podem se relacionar com manifestações de estresse no trabalho.
Referências
SALES,A.
(2009); "Descanso que vale vidas" Revista o carreteiro . Ed. 420
CAVAGIONI,
L. C. et al. Agravos à saúde, hipertensão arterial e predisposição ao estresse
em motoristas de caminhão. Rev Esc Enferm Usp, São Paulo, v. 43, n. 2,
p.1267-1271, nov. 2009.
GARCIA,
V. "Deficientes podem adaptar veículos nas categorias C, D e E" O
blog da inclusão cidadania. 5 de Março de 2010.
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